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A14NET - Árvore de cames não alinhada "perfeitamente"

4.9K views 20 replies 3 participants last post by  JLL  
#1 ·
Olá pessoal,

Estou substituindo a corrente de distribuição por ocasião da remoção da tampa da corrente, pois estava vazando.
O que notei durante a desmontagem e agora na montagem são os comandos de válvulas que não se alinharam "perfeitamente" no PMS.

No início, durante a desmontagem, acho que a diferença era um pouco maior e era mais difícil colocar a ferramenta de travamento para o comando de válvulas.
Agora, durante a montagem, ainda há uma dificuldade, mas não tão grande como antes.

Todas as travas estão configuradas, o único problema é o comando de válvulas.

Parece que o de escape (mais perto do para-choque dianteiro) está um pouco longe demais e preciso girá-lo APENAS UM POUCO para o lado do para-choque (enquanto todas as outras ferramentas de travamento são usadas).
Só então posso colocar a ferramenta de travamento.

Você tem alguma ideia do que pode ser a razão? E se isso deve ser corrigido de alguma forma ou se é aceitável?

Muito obrigado por quaisquer respostas, meu carro está atualmente na garagem esperando que eu esteja confiante com a configuração :)
 
#3 ·
Olá @JLL,

Obrigado pela resposta.
Bem, estou usando uma caixa dedicada para este motor, difícil de estimar se são de boa qualidade ou não.

Quanto a mim - sim. Digamos que testei parcialmente a ferramenta.
Coloquei o bloqueador apenas do lado do escapamento e tentei movê-lo lentamente para o lado da árvore de manivelas de admissão. Está bloqueando no meio da cabeça (o que realmente prova que a árvore de cames de escape não está perfeitamente alinhada). Isso não está acontecendo no lado da admissão.

Vou gravar um vídeo hoje de como está, para que seja mais fácil de entender.

Enquanto isso, a posição dessas árvores de cames pode ser corrigida de alguma forma?
Destravei a árvore de cames do lado esquerdo para ambos, configurei todas as ferramentas, então parafusei as duas enquanto alinhava, mas ainda há um requisito mínimo para empurrar a árvore de cames de escape para o lado do para-choque dianteiro para colocar a ferramenta.

Para ser honesto, encontrei alguns vídeos e guias onde as pessoas dizem para girar minimamente as árvores de cames, se for necessário colocar a ferramenta, mas na maioria dos vídeos eles dizem que ela deve entrar facilmente em sua posição.
 
#4 ·
Olá @JLL,

Obrigado pela resposta.
Bem, estou usando uma caixa dedicada para este motor, difícil estimar se são de boa qualidade ou não.

Quanto a mim - sim. Digamos que testei parcialmente a ferramenta.
Coloquei o bloqueador apenas do lado do escapamento e tentei movê-lo lentamente para o lado da árvore de manivelas de admissão. Está bloqueando no meio da cabeça (o que realmente prova que a árvore de cames de escapamento não está perfeitamente alinhada). Isso não está acontecendo no lado da admissão.

Vou gravar um vídeo hoje de como está, para que seja mais fácil de entender.

Enquanto isso, a posição dessas árvores de cames pode ser corrigida de alguma forma?
Destravei a árvore de cames do lado esquerdo para ambos, configurei todas as ferramentas, então parafusei as duas enquanto alinhava, mas ainda há um requisito mínimo para empurrar a árvore de cames de escapamento para o lado do para-choque dianteiro para colocar a ferramenta.

Para ser honesto, encontrei alguns vídeos e guias onde as pessoas dizem para girar minimamente as árvores de cames, se for necessário colocar a ferramenta, mas na maioria dos vídeos eles dizem que ela deve entrar facilmente em sua posição.
Certifique-se de que as cames não estão fora de fase umas com as outras.

Fora isso, é praticamente tentativa e erro. Você só precisa remover todas as ferramentas de sincronização. Girar o motor 720 graus, alinhar a árvore de manivelas com o PMS, instalar as ferramentas de sincronização.

Além disso, certifique-se de substituir os parafusos do faser se você os apertar e, em seguida, tiver que soltá-los.
 
#6 ·
Olá @JLL,

Anexando um vídeo de agora. A rotação é de apenas um milímetro.

Pode dar uma olhada? O que você acha? Já girei isso muitas vezes, esse comportamento sempre acontece no PMS.
Parece que o tempo está errado por um dente. As cames não estão ambas fora 180 graus, estão?

Se fosse meu carro, eu tiraria a corrente e refaria, mas sou perfeccionista quando se trata do meu carro.😆

Mas ouvi falar de pessoas que estão fora por um dente e as executam assim.
 
#8 ·
Olá pessoal,

muito obrigado pela resposta, agradeço.
Do que eu entendi, este motor é construído de forma que, se você usar todas as ferramentas e seguir as etapas de substituição, ele não pode estar fora por um dente.

Por quê? Não importa como você coloca a corrente, porque afrouxamos os parafusos dos eixos de comando e eles podem se alinhar livremente (independentemente da corrente, que neste ponto já está montada).
É explicado aqui: Como fazer: Ajuste de sincronização Cruze/Sonic 1.4L Turbo LUV/LUJ

Eu acho que preciso afrouxar os eixos de comando novamente e tentar apertá-los mais uma vez. Talvez durante o aperto e segurando o eixo de comando com uma segunda chave para não deixá-lo se mover, eu tenha usado muita força ao segurá-los e o movido acidentalmente por um milímetro.

Tenho medo de desparafusá-los pela segunda vez, mas parece que não tenho escolha.
 
#9 ·
Olá pessoal,

muito obrigado pela resposta, agradeço.
Do que eu entendi, este motor é construído de forma que, se você usar todas as ferramentas e seguir as etapas de substituição, ele não pode estar fora por um dente.

Por quê? Não importa como você coloca a corrente, porque afrouxamos os parafusos dos eixos de comando e eles podem se alinhar livremente (independentemente da corrente, que neste ponto já está montada).
É explicado aqui: How-To: Cruze/Sonic 1.4L Turbo LUV/LUJ Timing Adjustment

Eu acho que preciso afrouxar os eixos de comando novamente e tentar apertá-los mais uma vez. Talvez durante o aperto e segurando o eixo de comando com uma segunda chave para não deixá-lo se mover, eu tenha usado força demais para segurá-los e o movido acidentalmente por milímetro.

Tenho medo de desparafusá-los pela segunda vez, mas parece que não tenho escolha.
Se você afrouxar os parafusos do variador de fase após eles terem sido torqueados, precisará substituí-los. Mas sim, você precisará fazer isso.

Você realmente pode colocar a corrente incorretamente. Há folga suficiente na corrente para pular um dente. Em seu vídeo, quando você tenta mover apenas 1 eixo de comando, você pode ver que a corrente se aglomera. Essa é uma indicação de que a corrente está fora de um dente.

Se a corrente estiver fisicamente fora de um dente, o tempo mecânico ou o tempo base estão incorretos. O sistema de tempo variável de válvulas (VVT) usa o tempo base como um ponto de referência.

Para esclarecer, aqui está um exemplo.
Digamos que o ECM comande o sistema VVT para adicionar 20 graus de tempo quando o tempo base estiver correto em TDC ou 0 graus. Para este exemplo, digamos que haja 72 dentes na engrenagem do variador de fase. Isso significa que cada dente representa 5 graus de tempo do came. 360/75 = 5.

Tempo real = 0 +20 = 20

Mas se o tempo base estiver fora de um dente que dissemos representar 5 graus, o ECM e o sistema VVT não sabem disso. Então,
Tempo real = 5 + 20 = 25.

Mas o ECM está apenas comandando o avanço da faísca em 20 graus porque não sabe melhor. Isso pode causar combustão parcial, o que pode causar guarnições de combustível incorretas. Então o motor funciona de forma irregular.
 
#10 ·
Olá @JLL,

uma ótima explicação, obrigado por isso.
No entanto, ainda não entendo totalmente como a corrente pode estar fora por um dente.

Em documentação, guias, referências não há nada sobre qualquer maneira específica de colocar a corrente.
Não é que a corrente pode ser colocada de qualquer maneira, MAS precisamos ter certeza de que o eixo de comando está devidamente alinhado com as travas em sua posição correta antes de apertar?

Se não, então como podemos colocar a corrente corretamente? Mesmo aquele guia que postei acima não diz uma palavra sobre isso.
 
#11 ·
Ei @JLL,

uma ótima explicação, obrigado por isso.
No entanto, ainda não entendo totalmente como a corrente pode estar fora por um dente.

Em documentação, guias, referências, não há nada sobre qualquer maneira específica de colocar a corrente.
Não é que a corrente pode ser colocada de qualquer maneira, MAS precisamos ter certeza de que o eixo de comando está devidamente alinhado com os bloqueadores em sua posição correta antes de apertar?

Se não, então como podemos colocar a corrente corretamente? Mesmo aquele guia que postei acima não diz uma palavra sobre isso.
Você pode colocar a corrente de qualquer maneira, MAS, você tem que ter certeza de que a corrente não se desloca um dente quando você coloca o tensionador nela. Se você tiver alguma folga depois que o tensionador foi liberado e o guia superior estiver no lugar, a corrente deslizou um dente, muito provavelmente na engrenagem do virabrequim.

Os fasers da came também podem ir em qualquer direção.

Você só precisa ter certeza de que, ao apertar os parafusos do fásico da came, os eixos de came, os anéis excitadores e o virabrequim estão alinhados E não se movem quando você aperta os parafusos do fásico da came. Os sensores de posição do eixo de came leem a posição dos anéis excitadores para determinar quais são as posições dos eixos de came. Se algum deles estiver desligado, provavelmente haverá problemas.

A primeira vez que cronometrei um LUV/LUJ, passei por 3 conjuntos (6) de parafusos do fásico do eixo de came a USD $25 CADA antes de acertar.
 
#12 ·
Olá @JLL,

Em primeiro lugar, agradeço muito o seu tempo gasto nessas explicações.
E desculpe, mas isso ainda não está claro para mim.

Concordo plenamente com a parte dos anéis excitadores, virabrequim e árvores de cames.
Mas a primeira parte ainda não entendo.

"Você pode colocar a corrente de qualquer maneira, MAS, você tem que ter certeza de que a corrente não se move um dente quando você coloca o tensor nela. Se você tiver alguma folga depois que o tensor foi liberado e o guia superior estiver no lugar, a corrente deslizou um dente, muito provavelmente na engrenagem do virabrequim."

No meu caso, com certeza não mudou depois que eu soltei o tensor, a única maneira é que eu coloquei incorretamente desde o início, mas já concordamos que isso realmente não importa.
De alguma forma, acredito que durante o aperto do parafuso do virabrequim de exaustão, usei muita força para contra-apertar e, acidentalmente, empurrei-o muito longe e, como resultado, a trava não se encaixa em apenas um milímetro.

Você acha que tal cenário é possível? ou você ainda está totalmente convencido de que a corrente não está corretamente configurada?
Amanhã vou tentar refazer o aperto do virabrequim de exaustão.
 
#13 ·
Sim. O que você está descrevendo é o movimento ligeiro do eixo de comando de escape. Se isso aconteceu, você vai ter que tirar todas as ferramentas, soltar e substituir os parafusos do phaser, reajustar o tempo e, em seguida, apertar os novos parafusos. Se você estiver soltando os parafusos do phaser da came depois que eles já estiverem torquados, eles nunca apertarão corretamente devido ao grande torque envolvido. Eles precisam ser substituídos, pois são TTY. Também pode haver um pequeno defeito no conjunto de ferramentas de sincronização. Essa também pode ser a questão.

A corrente pode se mover se houver folga demais nela antes de apertar. Se você estivesse prestando atenção e SOUBESSE que ela não pulou um dente na cambota, então ela não pulou um dente. Mas eu vi muitas pessoas se meterem em problemas quando não prestam total atenção.

A propósito, você deixou as ferramentas de sincronização instaladas e segurou cada eixo de comando com uma chave inglesa enquanto apertava o parafuso do phaser, certo?
 
#14 ·
Como observação, você deixou as ferramentas de sincronização instaladas e segurou cada árvore de cames com uma chave enquanto apertava o parafuso do faser, certo?

Sim, correto.

Eles precisam ser substituídos, pois são TTY

Isso é doloroso, pois o preço é insano só por dois parafusos, mas parece que não tenho escolha.

Tentarei primeiro com parafusos antigos apenas para provar que é o caso e que pode ser configurado corretamente, e só então usarei parafusos novos.

Muito obrigado, voltarei amanhã com uma atualização - espero uma boa atualização.
 
#18 ·
Eu fiz isso durante o processo de alinhamento e para testes internos depois, na verdade não fiz isso no vídeo. Espero que este motor algum dia pegue... :) Muito obrigado @JLL pelos seus conselhos, explicações e tempo. Voltarei aqui para confirmar se ele pegou ou não, provavelmente farei isso em 2-3 dias.
 
#19 ·
Eu fiz isso durante o processo de alinhamento e para o teste interno depois, na verdade não fiz isso em vídeo.
Espero que este motor comece algum dia... :)

Muito obrigado @JLL pelos seus conselhos, explicações e tempo.
Voltarei aqui para confirmar se ele começou ou não, provavelmente farei isso em 2-3 dias.
De nada.
 
#20 ·
Então o dia chegou :) Meu carro finalmente pegou hoje. Ainda estou surpreso, mas... parece bom até agora! :) Funciona bem estável, sem códigos de falha, dirigindo aceitável, eu diria até que está melhor do que antes.
Demorou mais do que eu esperava, eu suponho que deveria ter ligado na quinta-feira da semana passada, mas ao encher o líquido de arrefecimento, o resfriador de óleo começou a vazar... :) Então eu tive que esperar por um anel de vedação adicional entre o termostato e o resfriador de óleo.

Mais uma vez, muito obrigado @JLL, você me salvou.
Tudo de bom para você! :)