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kd-

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Discussion starter · #1 · (Edited)
Olá,

Tenho lido muito neste fórum e pensei em obter uma ou duas opiniões antes de começar a desmontar o carro da minha esposa neste fim de semana, dada a minha inexperiência - sou razoavelmente habilidoso, mas nunca fui tão fundo em um motor antes.

A versão curta é que tenho um tique-taque alto no motor que soa assim:

E um código CEL P0324 da minha ferramenta de digitalização Bluetooth. ~65k milhas no motor, sem garantia restante. Parece que a potência também está mais baixa, minha suposição era que o CEL estava colocando o motor em algum tipo de modo de emergência.

Ambos os sintomas (tique-taque e CEL) foram intermitentes, mas têm sido mais persistentes ultimamente. Aqui está o que foi "diagnosticado"/tentado até agora:
  • A primeira oficina tentou um serviço de injetores de combustível para resolver o problema, pareceu funcionar no início, mas o CEL voltou
  • A primeira oficina sugeriu então que as velas de ignição "poderiam ajudar", mas parecia que eles estavam apenas adivinhando... agora eu entendo o porquê
  • A concessionária disse primeiro "gás ruim", veja se o CEL desliga após um tanque cheio
  • CEL permanece ligado, 30 dias depois a concessionária diz "problema grave no motor" e eles poderiam desmontá-lo, mas "não tinham certeza se conseguiriam montá-lo de volta" (sério?)
Então aqui estou!

Com base em algumas pesquisas, acredito que pode ser:
Também parece haver um pouco de vazamento de óleo em algum lugar, vejo um pouco dele acumulado em algumas áreas, e minha esposa mencionou que sentiu cheiro de queimado uma ou duas vezes há alguns meses, e da última vez que troquei o óleo na concessionária (talvez um ano atrás?) o técnico me mostrou resíduos de óleo na bandeja enquanto estava no elevador. O nível indica normal na vareta após ~5.000 após a última troca, então não parece ser um problema grave? Nunca notei nenhuma gota sob o carro.

De qualquer forma, meu plano é mais ou menos este:
  • Certifique-se de que a válvula de retenção PCV existe. Caso contrário, execute a correção PCV.
  • Verifique se as velas de ignição estão soltas, aperte-as se necessário.
  • Abra a tampa da válvula e verifique se há um guia da corrente de distribuição solto. Aperte conforme a especificação, se estiver solto.
  • Veja se consigo ver algo óbvio assim que a tampa da válvula for removida. Duvido, mas tirarei fotos pelo menos.
Tenho algumas perguntas:
  • Devo substituir as velas de ignição enquanto tenho tudo aberto? O manual não as exige até 100k, mas são originais, e era o que a oficina original ia fazer em seguida.
  • Se eu remover a tampa da válvula e colocá-la de volta, preciso colocar uma nova camada de selante? Se sim, o que é recomendado?
  • Devo substituir a tampa da válvula enquanto a removo de qualquer maneira e, potencialmente, estender o tempo antes que eu (ou o próximo proprietário) tenha que lidar com o PCV, supondo que ele esteja intacto? E talvez ajudar com o vazamento de óleo?
  • Mais alguma coisa que eu deva considerar como parte do meu plano?
Parece que este carro está caindo aos pedaços. Além do acima, o termostato teve que ser substituído há 2 meses, e algumas semanas atrás a buzina começou a soar engraçada e acabou queimando um fusível de 15A. Pretendo substituí-lo assim que tiver um motivo para passar na loja de autopeças... mas ter todas essas peças falhando ao mesmo tempo está realmente me fazendo questionar minha sanidade.

Obrigado pelo seu tempo.
 
Discussion starter · #3 · (Edited)
Obrigado pela dica. Algo em particular faz você pensar que esse pode ser o problema? Estou perguntando porque não vi isso ser um problema comum, mas é bem possível que eu tenha perdido alguma coisa.

Também tirei algumas fotos de onde vi o que acho que é óleo acumulado e talvez um possível local de onde está vazando...
 
Já ouvi esse som antes na loja onde trabalho. Trocamos os silnods devido a uma luz de verificação do motor (não me lembro do código), mas trocá-los fez o ruído desaparecer. Eles não são caros e são fáceis de trocar.

Enviado do meu SM-G950U usando o Tapatalk
 
O vídeo mostra a válvula de purga a fazer tique-taque
ACDelco 55573017
Este é um R&R de 10 minutos
Eu puxaria as velas e avaliaria se precisam ou não ser trocadas
Se a tampa da válvula não estiver a "apitar", não há necessidade de trocá-la
Eu removeria e reaplicaria o selante na tampa da válvula, a junta poderá ser reutilizada

Mantenha-nos atualizados
 
Discussion starter · #6 ·
O vídeo mostra a válvula de purga a ticar
ACDelco 55573017
Este é um R&R de 10 minutos
Eu puxaria as velas e avaliaria se precisam ser trocadas ou não
Se a tampa da válvula não estiver "assobiando", não há necessidade de trocá-la
Eu removeria e reaplicaria o selante na tampa da válvula, a junta poderá ser reutilizada

Mantenha-nos atualizados
Meu Deus, acho que você está certo que é a válvula de purga que está fazendo o barulho mais agudo. Coloquei minha orelha perto dela e definitivamente está vindo de mais longe do que o bloco do motor.

Encomendei a substituição e o manterei atualizado - no pior dos casos, ele volta para a Amazon com devoluções gratuitas.

Obrigado novamente pelos detalhes e pelo tempo.
 
P0324: As possíveis causas para a definição deste código são:

Sensor(es) de detonação defeituoso(s)
Mau funcionamento interno do motor
Falha(s) de ignição
Combustível contaminado ou de qualidade inferior
Fiação e/ou conectores de controle do sensor de detonação defeituosos
PCM ruim ou erro de programação do PCM

Leia mais em: Erro do sistema de controle de detonação P0324

Esta é a minha lista de cliques, tiques e chocalhos:

1. Podem ser apenas os injetores

2. Pode ser a tampa ECOTEC de plástico chocalhando

3. Verifique se as velas de ignição estão devidamente apertadas -- 18 pés-lbs (também pode reajustá-las - .028 para um 1.4) e certifique-se de que as molas não estão presas/dobradas, etc.

4. Pode ser uma válvula/solenoide de purga EVAP com defeito ou possivelmente um vazamento de vácuo fazendo com que a válvula de purga permaneça aberta

5. Pode ser um tique de tucho - experimente seafoam ou valvemedic

6. Pode ser o tensor da corrente de distribuição

7. Pode ser uma corrente de distribuição frouxa

8. Pode ser batida de pistão/falha do pino do pulso

9. Detonação causada por combustível de baixa octanagem

10. Possivelmente pode ser um parafuso apertado incorretamente no volante/conversor de torque (ruído do lado da transmissão)

11. Pode ser um rolamento de roda ruim

12. Possivelmente o sensor de detonação disparando ou ruim e pode ser exacerbado por qualquer um dos itens acima.

13. Talvez o compressor do seu ar condicionado esteja com defeito
 
Discussion starter · #12 · (Edited)
Obrigado por todas as ideias.

Eu fui em frente e troquei as velas de ignição neste fim de semana enquanto verificava o aperto. Ainda soa meio que como um motor a diesel, infelizmente. Vou tentar rodar alguns tanques de 93 e ver se isso muda alguma coisa.

Por $5, eu poderia tentar o condicionador de óleo em seguida. Estou começando a duvidar da minha teoria da guia da corrente de distribuição porque o tique-taque parece estar vindo da parte traseira direita do motor, em vez da parte dianteira esquerda... então do lado da transmissão, eu acho, mas mais para trás? Há algum parafuso que normalmente se solta por lá? O motor parece estar vibrando uma quantidade razoável em marcha lenta, a ponto de sacudir visivelmente o tubo de plástico grande na parte superior do motor daquele lado.

Fiz outra varredura e descobri que também tenho um código P0325 - não muito informativo, e meu instinto me diz que o sensor de detonação está apenas fazendo seu trabalho, em vez de ter um problema, dado o código e o tique-taque que apareceram ao mesmo tempo.

editar: teoria adicional - balancim solto no eixo de comando?
 
Discussion starter · #13 ·
Muitas semanas depois... mas espero que isso possa ajudar alguém!

Acontece que o "vazamento de óleo" com acúmulo que eu pensei ter visto era na verdade um vazamento de líquido de arrefecimento, mostra o quanto eu sei. Uma substituição da válvula de saída de água depois e acho que isso está sob controle (eu mencionei que essa coisa parece estar caindo aos pedaços ainda?)

Então, voltando para o resto do trem de força: consegui causar um P304 (falha de ignição do 4º cilindro) a caminho da loja de autopeças sob WOT na rodovia. Sem se deixar abater, fui em frente e comprei um pouco de Valve Medic e despejei no cárter com poucas expectativas...

Para minha surpresa, realmente pareceu melhorar as coisas durante minha viagem para casa. Ainda está funcionando mais alto do que antes dessa bagunça começar, eu acho, mas quando liguei o carro novamente (motor ainda quente) todos os códigos de problema desapareceram(!)

Então, sou um crente do Valve Medic por enquanto... ou talvez tenha sido alguma combinação da abordagem shotgun de velas novas, gasolina premium e um tratamento de limpeza de combustível. Se os códigos voltarem, vou tirar a bobina de ignição novamente e reinspecionar o #4 mais extensivamente... Fique ligado.
 
Muitas semanas depois... mas espero que isso possa ajudar alguém!

Acontece que o "vazamento de óleo" com acúmulo que eu pensei ter visto era na verdade um vazamento de líquido de arrefecimento, mostra o quanto eu sei. Uma substituição da válvula de saída de água depois e acho que isso está sob controle (eu mencionei que essa coisa parece estar caindo aos pedaços ainda?)

Então, voltando ao resto do trem de força: consegui causar um P304 (falha de ignição do 4º cilindro) a caminho da loja de autopeças em WOT na rodovia. Sem me deixar abater, fui em frente e comprei um pouco de Valve Medic e joguei no cárter com poucas expectativas...

Para minha surpresa, realmente pareceu melhorar as coisas durante minha viagem para casa. Ainda está marcando mais alto do que antes dessa bagunça começar, eu acho, mas quando liguei o carro novamente mais cedo (motor ainda quente) todos os códigos de problema sumiram (!)

Então, sou um crente do Valve Medic por enquanto... ou talvez tenha sido alguma combinação da abordagem de espingarda de velas novas, gasolina premium e um tratamento de limpeza de combustível. Se os códigos voltarem, vou puxar o pacote de bobinas novamente e reinspecionar o nº 4 mais extensivamente... Fique ligado.
Esta é minha lista ATUALIZADA de cliques, tiques e rangidos (obrigado a muitas pessoas, incluindo JBlackburn, Robby, BigLee e mais) :

1. Pode ser apenas os injetores

2. Pode ser a tampa ECOTEC de plástico chocalhando

3. Verifique se as velas de ignição estão devidamente apertadas - som semelhante, imita válvulas soltas - Re-gap as velas para .028, torque para 18 ft-lbs, sem anti-seize com velas do tipo padrão, inspecione as botas e certifique-se de que não haja rasgos/rasgões ou furos, cubra levemente as botas com silicone/graxa dielétrica, certifique-se de que as molas do resistor estejam limpas e não tortas nas botas.
Estas são as velas recomendadas do tópico Hesitation Gone:
-BKR8EIX-2668 (velas de irídio), ~$25, espere ~10-15k regaps nestas, ~40-50k vida útil geral.
-BKR7E-4644 (velas de níquel/cobre), ~$8, espere 15-25K destas velas, com um regap ou dois necessários em intervalos de 5-8k em ajuste padrão.

4. Pode ser um solenóide/válvula de purga EVAP com defeito ou possivelmente um vazamento de vácuo causando a permanência da válvula de purga aberta. Você pode encontrá-lo logo acima do coletor de admissão.
Desconecte o conector elétrico do solenóide de purga enquanto ele estiver funcionando e veja se o ruído desaparece. Se isso acontecer, substitua o conjunto do solenóide de purga.
Muitos deles tendem a ficar muito barulhentos com a idade e, como é ciclado pelo PCM, tende a soar muito semelhante ao ruído da trem de válvulas. O número da peça é 5573017

5. Pode ser um tique de tucho - como está o óleo - possivelmente tente Seafoam ou valvemedic

6. Pode ser o tensionador da corrente de distribuição

7. Pode ser uma corrente de distribuição frouxa, uma causa é um guia superior solto - aperte para 71 pol-lbs


8. Pode ser batida de pistão/falha do pino do pulso. Lembre-se, a batida do pistão também seria perceptível em ponto morto.

9. Pinging causado por combustível de baixa octanagem, possivelmente tente usar combustível de 91 octanas por alguns tanques.

10. Possivelmente pode ser um parafuso apertado incorretamente no volante/conversor de torque (ruído do lado da transmissão)

11. Pode ser um rolamento de roda ruim, eu pessoalmente tive esse problema.

12. Possivelmente o sensor de detonação disparando ou ruim e pode ser exacerbado por qualquer um dos itens acima. . O sensor de detonação ESTÁ SEMPRE ouvindo. O ECM está constantemente ajustando o tempo de ignição/comando de came para funcionar da forma mais eficiente possível, e ele deve detectar batidas/pinging audíveis e ajustá-lo antes mesmo de você ouvi-lo.

13. Talvez seu compressor de ar condicionado esteja com defeito

14. Às vezes, o carbono na parte superior dos pistões ou válvulas pode causar alguma batida. Existem vários "limpadores de motor superior" no mercado para limpar isso.

15. Vibrações nas linhas de combustível ou freio
#PIC5853: Ruído de vibração da área do painel do assoalho 1800-2200 RPM do motor - (22 de abril de 2013)
Assunto:Ruído de vibração da área do painel do assoalho 1800-2200 RPM do motor
Modelos:2013 Chevrolet Cruze
O seguinte diagnóstico pode ser útil se o veículo apresentar o(s) sintoma(s) descrito(s) neste PI.
Condição/Preocupação Alguns clientes podem comentar sobre um ruído de zumbido e/ou vibração nas áreas do painel ou assoalho, mais perceptível a 1800-2200 rpm do motor.
Esta condição pode ser causada por vibrações nas linhas de combustível e/ou freio entrando na área da cabine pela frente do painel. Mesmo que as linhas de combustível e/ou freio estejam totalmente encaixadas em seus retentores, as vibrações ainda podem passar para a área da cabine.
Recomendação/Instruções Use fita adesiva adicional na(s) linha(s) afetada(s) e/ou adicione um pequeno anel de vedação sob o(s) clipe(s) afetado(s) para fornecer melhor isolamento do clipe.
Além disso, certifique-se de que as linhas não entrem em contato com a frente da cobertura que possa causar ainda mais ruído ou vibração.
Valide o reparo verificando ruído ou vibração a 1800-2200 RPM do motor.

16. Fixadores do defletor de ar ausentes
#PIC5874: Ruído do tipo vibração, chocalho ou pancada acima de 45 MPH - (12 de junho de 2013)
Assunto: Ruído do tipo vibração, chocalho ou pancada acima de 45 MPH

Modelos: 2011 - 2014 Chevrolet Cruze
2012 -2014 Buick Verano
O seguinte diagnóstico pode ser útil se o veículo apresentar o(s) sintoma(s) descrito(s) neste PI.

Condição/Preocupação
Um cliente pode indicar que há um ruído do tipo vibração ou pancada da lateral ou por baixo do veículo a velocidades de 45 mph e acima.

Recomendação/Instruções
Verifique os defletores de ar montados em ambos os lados sob o veículo. Certifique-se de que todos os fixadores estejam no lugar e seguros. Substitua os fixadores conforme necessário.

Se todos os fixadores estiverem seguros, pode ser necessário aplicar feltro na parte inferior da carroceria acima da borda interna de cada defletor de ar (entre cada local de fixação) para eliminar esse ruído.

Bytes de som diferentes para escolher:


Alguns dos códigos de erro associados:

P0324: Causas potenciais para a configuração deste código são:
Sensor(es) de detonação defeituoso(s)
Mau funcionamento interno do motor
Falha de ignição(ões)
Combustível contaminado ou de qualidade inferior
Fiação e/ou conectores de controle do sensor de detonação defeituosos
PCM ruim ou um
Erro de programação do PCM
Leia mais em: Erro do sistema de controle de detonação P0324
 
Discussion starter · #15 · (Edited)
OK, então não tenho certeza se alguém ainda está acompanhando/interessado nesta saga, mas ela teve mais uma reviravolta emocionante, e a única parte divertida é compartilhar o horror... Eu estava dirigindo o carro, ainda com um tique-taque alto, outro dia e consegui causar um P301 sob WOT novamente. Curiosamente, um cilindro diferente do código P304 anterior (#13). Desta vez, o carro começou a tremer MUITO forte... consegui chegar em casa mancando, mas definitivamente não estava inspirado. Dado o problema de vários cilindros com um pouco mais de pesquisa - substituí o pacote de bobinas, o que inicialmente não pareceu fazer muita coisa, embora a trepidação não parecesse tão ruim. Puxei as velas de ignição de #1 e #4 (não tinha certeza de qual era qual), verifiquei a folga e estava um pouco leve - em torno de .024 vs .028, então reajustei e aproximei-as (em torno de .030, talvez .029). Troquei-as com #2 e #3, respectivamente. Infelizmente, ainda sem sucesso com o código, MAS o carro realmente começou a funcionar um pouco mais suave. O tique-taque sumiu quase todo de novo, mas agora tenho um código P301 consistente - sem códigos de batida como P0324, e definitivamente sem trepidação, é dirigível. Em altas rotações perto da linha vermelha, o desempenho parece cair muito, e é quando recebo a CEL piscando na maioria das vezes. Não tenho certeza se posso confiar neste leitor OBD, mas a diferença entre o histórico do Cil 1 e o Cil 2 atual é estranha...
289275
Alguma ideia? Obrigado! P.S. Eu vi um TSB que mencionava "Parada ou falha do motor" 16-NA-015, relacionado ao conector da bobina. A aba do meu conector realmente quebrou, mas não tenho certeza se vale a pena substituir, pois parece estar bem firme lá.
 
Discussion starter · #16 · (Edited)
Achei que valeria a pena acompanhar este problema para que alguém pudesse desfrutar da minha desgraça. Com a COVID e tudo mais, não estava a conduzir muito o carro, mas era conduível. Infelizmente, esse já não é o caso.

No outro dia, a conduzir para casa, pareceu haver uma falha de ignição MUITO má que enviou as coisas na direção errada. Tive um P219A a certa altura, mas isso desapareceu. Agora estou com:
  • P0304, toneladas de falhas de ignição no Cilindro 4
  • P1101 (desliguei o sensor MAF a certa altura, por isso pode não ser nada, ou um sintoma - a admissão de ar e o sensor MAF pareciam limpos)
  • CEL a piscar em marcha lenta ou a conduzir ("falha de ignição que danifica o catalisador"), embora não consistentemente em marcha lenta
  • Muita trepidação/tremor do carro e do motor. Rotações mais altas / mais aceleração e parece desaparecer?
Como já fiz as velas de ignição e a bobina de ignição, e o cilindro 4 parecia um pouco... "mais molhado" (isto é, a acumulação de carbono) quando retirei a vela - fui para o combustível a seguir. Verifiquei o injetor de combustível no nº 4 e parecia danificado - mas não está claro se isso estava a afetar alguma coisa:

293270


Aqui está o aspeto dos outros para referência:
293271


Mas trocar esse injetor para o cilindro nº 3 não mudou nada - ainda toneladas de falhas de ignição no nº 4.

Então, acho que o meu próximo passo é um teste de compressão. E talvez retirar a tampa das válvulas e inspecionar o trem de válvulas, mas não tenho a certeza se seria inteligente o suficiente para identificar alguma coisa olhando para ele. Agradeço quaisquer ideias que alguém tenha, ou se algum destes sintomas pode indicar alguma coisa imediatamente...

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EDIT: Fiz um teste de compressão + vazamento e retirei a tampa das válvulas. O próximo capítulo revelou muito mais. Publique aqui: Lifter + rocker replacement - worth it, right move, what am I missing? | Chevrolet Cruze Forums (cruzetalk.com)
 
Meu Chevy Cruze estava batendo, engasgando, simplesmente não funcionando direito e a luz do sensor de detonação do motor acendeu, como foi dito aqui, eram apenas parafusos soltos do guia da corrente de distribuição. Comprei todo o kit... tampa de válvulas com a junta, acho que a tampa de válvulas também precisa ser substituída neste carro, pois causa problemas.
 
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