Olá,
Tenho lido muito neste fórum e pensei em obter uma ou duas opiniões antes de começar a desmontar o carro da minha esposa neste fim de semana, dada a minha inexperiência - sou razoavelmente habilidoso, mas nunca fui tão fundo em um motor antes.
A versão curta é que tenho um tique-taque alto no motor que soa assim:
E um código CEL P0324 da minha ferramenta de digitalização Bluetooth. ~65k milhas no motor, sem garantia restante. Parece que a potência também está mais baixa, minha suposição era que o CEL estava colocando o motor em algum tipo de modo de emergência.
Ambos os sintomas (tique-taque e CEL) foram intermitentes, mas têm sido mais persistentes ultimamente. Aqui está o que foi "diagnosticado"/tentado até agora:
Com base em algumas pesquisas, acredito que pode ser:
De qualquer forma, meu plano é mais ou menos este:
Obrigado pelo seu tempo.
Tenho lido muito neste fórum e pensei em obter uma ou duas opiniões antes de começar a desmontar o carro da minha esposa neste fim de semana, dada a minha inexperiência - sou razoavelmente habilidoso, mas nunca fui tão fundo em um motor antes.
A versão curta é que tenho um tique-taque alto no motor que soa assim:
E um código CEL P0324 da minha ferramenta de digitalização Bluetooth. ~65k milhas no motor, sem garantia restante. Parece que a potência também está mais baixa, minha suposição era que o CEL estava colocando o motor em algum tipo de modo de emergência.
Ambos os sintomas (tique-taque e CEL) foram intermitentes, mas têm sido mais persistentes ultimamente. Aqui está o que foi "diagnosticado"/tentado até agora:
- A primeira oficina tentou um serviço de injetores de combustível para resolver o problema, pareceu funcionar no início, mas o CEL voltou
- A primeira oficina sugeriu então que as velas de ignição "poderiam ajudar", mas parecia que eles estavam apenas adivinhando... agora eu entendo o porquê
- A concessionária disse primeiro "gás ruim", veja se o CEL desliga após um tanque cheio
- CEL permanece ligado, 30 dias depois a concessionária diz "problema grave no motor" e eles poderiam desmontá-lo, mas "não tinham certeza se conseguiriam montá-lo de volta" (sério?)
Com base em algumas pesquisas, acredito que pode ser:
- Guia da corrente de distribuição solto
- Velas de ignição soltas: Código 2012 P0324/Tique-taque alto
- PCV - parece causar um monte de outros problemas com base em muitos tópicos, mais:
- Algo mais: Código 2012 P0324/Tique-taque alto / Outro tique-taque obrigatório do motor p0324 cel (Injetores?)
De qualquer forma, meu plano é mais ou menos este:
- Certifique-se de que a válvula de retenção PCV existe. Caso contrário, execute a correção PCV.
- Verifique se as velas de ignição estão soltas, aperte-as se necessário.
- Abra a tampa da válvula e verifique se há um guia da corrente de distribuição solto. Aperte conforme a especificação, se estiver solto.
- Veja se consigo ver algo óbvio assim que a tampa da válvula for removida. Duvido, mas tirarei fotos pelo menos.
- Devo substituir as velas de ignição enquanto tenho tudo aberto? O manual não as exige até 100k, mas são originais, e era o que a oficina original ia fazer em seguida.
- Se eu remover a tampa da válvula e colocá-la de volta, preciso colocar uma nova camada de selante? Se sim, o que é recomendado?
- Devo substituir a tampa da válvula enquanto a removo de qualquer maneira e, potencialmente, estender o tempo antes que eu (ou o próximo proprietário) tenha que lidar com o PCV, supondo que ele esteja intacto? E talvez ajudar com o vazamento de óleo?
- Mais alguma coisa que eu deva considerar como parte do meu plano?
Obrigado pelo seu tempo.