Chevrolet Cruze Forums banner

Não é possível programar uma nova chave inteligente DTC B101E - 48

4.5K views 2 replies 2 participants last post by  tkvoice  
#1 · (Edited)
Tenho um Cruze LTZ 2014 com partida por botão.

O carro não conseguiu adicionar um novo FOB/Smart Key.

O carro diz que existem atualmente 4 chaves inteligentes programadas (o Cruze pode ter até 5).

A chave FOB/Smart Key atual funciona perfeitamente e todas as opções de energia no carro funcionam bem.

Os Módulos de Controle da Carroceria têm este conjunto DTC:
"B101E - 48 Software da Unidade de Controle Eletrônico - Código de Segurança Não Programado"
Status: Atual
Este Ciclo de Ignição: Não Executado
Último Teste: Falha DTC Atual
Desde a Limpeza do DTC: Falha
Status do Histórico de DTC: Histórico
Status MIL: Não Solicitado

Tenho 3 métodos diferentes para ler o PIN de segurança necessário para o emparelhamento FOB/Smart Key e todos os 3 métodos falham em ler o PIN. Estou usando o Topdon Topscan Pro e os 3 métodos que falham em ler o PIN são:
1) Ler Senha do Imobilizador (BCMAUTO)
2) Ler Senha do Imobilizador (ECM)
3) Ler Senha do Imobilizador (ECM)-Tipo01

Estou confuso quanto ao motivo de não conseguir ler o PIN? O problema está realmente na ECU (nenhum código de segurança está realmente definido) e como faço para definir um valor PIN na ECU?

Qualquer informação seria muito apreciada.

#2 ·
Não tenho certeza se isso ajuda:

DTC B101E

Descrição do Circuito/Sistema
Alguns dispositivos devem ser configurados com software específico, números de série, opções do veículo ou outras informações. Se um dispositivo não foi configurado corretamente após a instalação, esse módulo pode definir o DTC B101E. As informações do byte de sintoma são apenas para referência de engenharia. Nenhum diagnóstico de circuito externo está envolvido.

Condições para definir o DTC
O dispositivo não está configurado corretamente.

Se o DTC B101E estiver definido
1. Programe o dispositivo que definiu o DTC.
2. Verifique se o DTC não é definido.
- Se o DTC for definido, substitua o dispositivo que definiu o DTC.

Suspeito que a falha na leitura do PIN seja uma função da configuração incompleta.

#3 · (Edited)
Então, o produto que usei para tentar adicionar um SMART KEY FOB é o Topdon Topscan PRO. Eles anunciam este item como sendo capaz de executar funções IMMO. Aqui está uma citação do manual deles:

IMMO é uma função opcional que permite executar funções relacionadas ao IMMO, como Número de Chaves, Ler Código PIN, Aprendizagem de Controle Remoto, Adicionar Chave, Apagar Chave e Todas as Chaves Perdidas.

Aqui está o que aconteceu quando usei esta ferramenta:

1) Realizei uma verificação de diagnóstico completa. Nenhum código DTC foi definido no carro.

2) Entrei no módulo de software IMMO e executei uma "Ler Senha do Imobilizador". Existem 3 métodos:
a) Ler Senha do Imobilizador (BCMAUTO) - Este método funcionou na primeira tentativa.
b) Ler Senha do Imobilizador (ECM) - Este método falhou (tentei 6 vezes, sempre falhou)
c) Ler Senha do Imobilizador (ECM-Type01) - Este método falhou (tentei 6 vezes, sempre falhou)

3) Prossegui para o módulo de software "Keyless System (CAN)" e tentei adicionar um SMART KEY. Escolhi "Número de Chaves Inteligentes" e a ferramenta relatou que eu tinha atualmente 4 chaves definidas. O cruze pode ter até 5 chaves inteligentes. Então, prossegui para "Adicionar Chave Inteligente". Fui solicitado a inserir o PIN da senha. Coloquei o novo FOB (FOB OEM com bateria nova) na ranhura (certifiquei-me de que todos os outros FOBs não estivessem perto do carro). Então, me disseram para esperar 12 minutos. Esperei por 20 minutos... nada, o software ficou pendurado naquela tela. Tentei o FOB e não funcionou.

4) Tentei novamente e desta vez a tela "esperar 12 minutos" piscou apenas por cerca de 1 segundo. Então, recebi esta mensagem: "78: A mensagem de solicitação foi recebida corretamente e a resposta está pendente" com um botão "Confirmar". Pressionei "Confirmar" e isso me trouxe de volta ao menu principal do Keyless System (CAN). Tentei o FOB e não funcionou.

5) Executei a verificação de diagnóstico completa novamente e o DTC "B101E - 48 Software da Unidade de Controle Eletrônico - Código de Segurança Não Programado" foi definido.

6) Tentei ler o PIN da senha novamente e todos os 3 métodos falharam.

Entrei em contato com o suporte da Topdon e dei a eles todas essas informações. Em vez de me darem um patch para seu software, eles me ignoraram. Aqui está a resposta deles: "desculpe, que este dispositivo não pode suportar a leitura do PIN da senha, ele requer um dispositivo de fabricação original profissional." (ticket de suporte 38607).

Então, estou correto em pensar que parece que este dispositivo Topscan Pro corrompeu a senha/PIN do imobilizador no ECM? (já que eu não tinha este DTC antes de usar o software e consegui ler o PIN quando o DTC não foi definido)