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Como fazer: Ajuste de sincronização Cruze/Sonic 1.4L Turbo LUV/LUJ

327K views 175 replies 49 participants last post by  Leaky2015Cruzeee1.4T  
#1 · (Edited)
Ajuste da Sincronização LUV/LUJ 1.4L Turbo do Cruze/Sonic

Visão geral:
Há uma falta surpreendente de artigos sobre este assunto, então estou escrevendo um artigo sobre como ajustar a sincronização no 1.4L Turbo. Isso precisará ser feito sempre que você precisar remover uma came, uma engrenagem ou a corrente de sincronização por qualquer motivo. A maioria dos entusiastas precisará disso para atualizar as molas das válvulas. Este tutorial foi projetado para ajudá-lo a entender o que precisa ser feito para ajustar a sincronização e em que ordem e assume que você está desconectando os comandos de válvulas. Sempre que os parafusos do comando de válvulas são removidos, a sincronização precisa ser ajustada.

Se você está aqui lendo isso, presume-se que você tem alguma aptidão mecânica e não está intimidado em remover as cames, ou pode pagar para ter seu carro inoperante por um fim de semana. Este tópico tem como objetivo ajudá-lo a entender a função de cada uma das ferramentas que você usará para definir a sincronização. Em última análise, não importa como você desmonta o trem de válvulas ou em que ordem, mas certamente ajudará a mover as coisas sem problemas se você seguir a ordem que descreverei aqui.


Ferramentas necessárias:
- Kit de ferramentas de sincronização 1.4L. Você pode obter isso na Amazon.com. Este kit de ferramentas é absolutamente necessário. Você pode encontrar kits de ferramentas idênticos em caixas azuis ou usar a ferramenta Kent-Moore se tiver sorte o suficiente para encontrar alguém que a tenha ou tiver bolsos fundos, mas esta opção de baixo custo funciona perfeitamente.
- Chave de 22 mm
- Sortimento de bits torx até T50
- Chaves de torque Ft Lb e In Lb
- Soquete e extensão de 24 mm


Peças necessárias:
- 2 x Parafusos do comando de válvulas GM, 55562224; Disponível na Amazon.com. Estes são TTY e DEVEM ser substituídos.


PARTE 1: VISÃO GERAL DAS FERRAMENTAS DE SINCRONIZAÇÃO
Para fazer este trabalho, você precisará comprar o kit de ferramentas que listei ou obter o equivalente Kent-Moore (por várias vezes o custo). Marquei cada ferramenta com uma letra para facilitar.
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A ferramenta D é a ferramenta de fixação da cambota, que mantém a cambota perfeitamente no PMS.
A ferramenta E é a ferramenta de fixação do tensionador da corrente de sincronização, que trava o tensionador da corrente de sincronização em uma posição comprimida.
A ferramenta B é a placa de travamento do comando de válvulas, que mantém os comandos de válvulas alinhados na posição correta em relação à cambota no PMS.
A ferramenta C é a ferramenta de retenção da engrenagem de admissão. Isso é usado para manter a engrenagem de admissão no lugar, além de manter a tensão correta na corrente de sincronização.
A ferramenta A é a ferramenta de posicionamento do anel excitador. Os anéis excitadores têm ranhuras em locais específicos que são usados pelos sensores na tampa de sincronização para ler a posição do comando de válvulas e permitir que a ECU gerencie a sincronização das válvulas. Os anéis excitadores não são marcados ou ranhurados e são mantidos no lugar pela força de fixação dos parafusos do comando de válvulas TTY.


PARTE 2: REMOÇÃO:
A primeira coisa que você precisa fazer é remover a tampa da válvula, o tutorial para isso está aqui: https://www.cruzetalk.com/forum/129...e-transmission-tutorials/49665-how-replace-valve-camshaft-cover-1-4l-turbo.html

Depois de fazer isso, você precisa do pistão 1 (pistão mais do lado do passageiro) em aproximadamente PMS. A maneira mais fácil de fazer isso é remover todas as velas de ignição e enfiar um canudo no pistão e, em seguida, girar a cambota. Você pode usar a chave de 22 mm na came para girá-la ou dar uma boa torção na polia do alternador com a mão. Quando o canudo estiver no topo, você estará aproximadamente no PMS.
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Em seguida, vamos usar a ferramenta D, a "ferramenta de fixação da cambota". Entre embaixo do carro e procure o seguinte plugue torx na lateral frontal do motor, logo acima do cárter de óleo. Não precisa drenar o óleo para fazer isso.
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Remova o plugue e insira a ferramenta D para travar a cambota no PMS. A ferramenta deve entrar até o fim, conforme mostrado abaixo. Se não entrar, alcance com a mão e gire a polia do alternador até que a ferramenta deslize totalmente.
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Em seguida, vá para o lado do motor do motorista. Logo acima da correia, mas abaixo da válvula solenóide do atuador de posição da cambota, você encontrará outro plugue torx. Remova-o também.
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Remova a guia da corrente de sincronização (a coisa de plástico laranja entre as engrenagens mantidas por dois parafusos).

Coloque a chave de 22 mm sobre a came, conforme mostrado abaixo, e puxe em direção à frente do carro para esticar a corrente contra o tensionador.
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Enquanto mantém a tensão na came, insira a ferramenta E, a "ferramenta de fixação do tensionador da corrente de sincronização". Esta parte é um pouco complicada, pois você não consegue ver nada lá dentro e nem sabe se está entrando em linha reta. Continue trabalhando nisso. Esta imagem mostrará onde você deve ir. Há uma forma de "U" invertido que você precisa deslizar o pino.
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Agora você tem a cambota travada no PMS e o tensionador da corrente de sincronização travado na posição comprimida. Agora você está pronto para remover as válvulas solenóides do atuador de posição do comando de válvulas da lateral do motor, remover os parafusos do comando de válvulas e fazer o que mais você precisar. Depois de remover os parafusos do comando de válvulas, as engrenagens simplesmente repousarão na tampa de sincronização, permitindo que você trabalhe com o restante do trem de válvulas facilmente.

A remoção e reinstalação do comando de válvulas serão descritas em outro tópico. Durante a desmontagem, tenha cuidado para organizar todas as peças que você remove para que possam ser colocadas de volta exatamente no mesmo local. Isso inclui a rotação do comando de válvulas, balancins e tampas dos mancais. Você precisará colocar tudo de volta onde estava antes.

A próxima postagem descreverá como definir a sincronização durante a remontagem.
 

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#2 · (Edited)
PARTE 3: REINSTALAÇÃO:

Instale os novos parafusos da árvore de cames manualmente para manter tudo junto.

Com a chave de 22 mm na árvore de cames de admissão, puxe para a frente do carro para aplicar tensão na corrente de distribuição. Ao manter a tensão, remova a Ferramenta E para destravar o tensionador da corrente de distribuição e aplicar tensão na corrente de distribuição, soltando lentamente a chave de 22 mm.

Gire as árvores de cames para que possa deslizar a ferramenta B, a "placa de travamento da árvore de cames", nas ranhuras nas extremidades das árvores de cames para travá-las no lugar.
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Gire os fasers da árvore de cames no seguinte alinhamento:
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Instale a Ferramenta C, a "ferramenta de retenção da engrenagem de admissão". Esta ferramenta manterá a tensão adequada na corrente enquanto mantém a engrenagem de admissão no lugar. Comece com o suporte da engrenagem na posição mais baixa, aparafuse a ferramenta no lugar, depois empurre o suporte em direção à engrenagem e aperte firmemente. Você pode ver onde o suporte da engrenagem é marcado com uma seta na parte de trás abaixo. Instale a Ferramenta A, a "ferramenta de posicionamento do anel excitador". Todos os parafusos nas ferramentas precisam ser apertados para 71 lb in. Certifique-se de que não haja folga nos dois pontos de montagem externos na ferramenta de posicionamento do anel excitador.
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Agora você pode apertar os parafusos da árvore de cames. Certifique-se de segurar a árvore de cames com a chave de 22 mm durante o aperto. As ferramentas de sincronização são destinadas ao alinhamento, não para manter tudo no lugar enquanto os parafusos da árvore de cames estão sendo apertados. A especificação de torque para os parafusos da árvore de cames é 37 lb ft + 60 graus. Para referência, 60 graus é a distância de um canto de um soquete/porca sextavada para o próximo. Eu não tinha uma ferramenta específica para isso, então imprimi um ângulo em um papel, cortei e pedi para alguém segurá-lo na chave para mim.

Depois que os parafusos da árvore de cames forem apertados, remova as Ferramentas A, B e C.

Instale o guia da corrente de distribuição, aperte os parafusos para 71 lb in.

Gire o motor 720 graus, volte para o PMS e verifique novamente o tempo com as ferramentas A, B e D.

Remova todas as ferramentas de sincronização.

Reinstale as duas velas de ignição que você removeu e aperte para 30 lb ft.
 

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#41 ·
PARTE 3: REINSTALAÇÃO:

Instale os novos parafusos da árvore de cames apertados à mão para manter tudo junto.

Com a chave de 22 mm na came de admissão, puxe em direção à frente do carro para aplicar tensão na corrente de distribuição. Ao manter a tensão, remova a Ferramenta E para destravar o tensionador da corrente de distribuição e aplicar tensão na corrente de distribuição, soltando lentamente a chave de 22 mm.

Gire as árvores de cames para que possa deslizar a ferramenta B, a "placa de travamento da árvore de cames", nas ranhuras nas extremidades das árvores de cames para travá-las no lugar.
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Gire os fasers da came na seguinte orientação:
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Instale a Ferramenta C, a "ferramenta de retenção da engrenagem de admissão". Esta ferramenta manterá a tensão adequada na corrente enquanto mantém a engrenagem de admissão no lugar. Comece com o suporte da engrenagem na posição mais baixa, aparafuse a ferramenta no lugar, depois empurre o suporte em direção à engrenagem e aperte firmemente. Você pode ver onde o suporte da engrenagem é marcado com uma seta na parte de trás abaixo. Instale a Ferramenta A, a "ferramenta de posicionamento do anel excitador". Todos os parafusos nas ferramentas precisam ser apertados a 71 lb in. Certifique-se de que não haja folga nos dois pontos de montagem externos na ferramenta de posicionamento do anel excitador.
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Agora você pode apertar os parafusos da árvore de cames. Certifique-se de segurar a árvore de cames com a chave de 22 mm durante o aperto. As ferramentas de sincronização são destinadas a serem usadas para alinhamento, não para manter tudo no lugar enquanto os parafusos da came estão sendo apertados. A especificação de torque para os parafusos da came é 37 lb ft + 60 graus. Para referência, 60 graus é a distância de um canto de um soquete/porca sextavada para o próximo. Eu não tinha uma ferramenta específica para isso, então imprimi um ângulo em um papel, cortei e pedi para alguém segurá-lo na chave para mim.

Depois que os parafusos da came forem apertados, remova a Ferramenta A, B e C.

Instale a guia da corrente de distribuição, aperte os parafusos a 71 lb in.

Gire o motor 720 graus, coloque-o de volta no PMS e verifique novamente o tempo com as ferramentas A, B e D.

Remova todas as ferramentas de sincronização.

Reinstale as duas velas que você removeu e aperte-as a 30 lb ft.
Olá, sou novo aqui, meu nome é Michael.

Então, as engrenagens do faser da came não importam sobre nenhuma orientação específica? Notei que ambos tinham o mesmo número de postagem. Eu tinha marcado a corrente de distribuição e as engrenagens em relação ao dente na engrenagem da árvore de manivelas.

Configurei tudo com o kit, mas esqueci de colocar o suporte da engrenagem antes e depois de reinstalar as engrenagens. Instalei a ferramenta do anel excitador da came e apertei de acordo com as especificações.

Não tive nenhuma falha de ignição, mas agora um código pobre aleatoriamente. Po171. Nova admissão Dorman, tubo PC, tampa da válvula. A gasolina estava no tanque há cerca de 6 meses? Óleo excessivo em todo o sistema PCV, mas acredito que tudo já foi limpo.

Teste de fumaça e nada, asse limpo em torno de quaisquer áreas possíveis, nada.

A pressão de reforço na ferramenta de digitalização diz 14 psi em marcha lenta? Posso deixá-lo parado por meia hora e sem mistura pobre, dirigir e passar de 45 e o acabamento curto irá aleatoriamente para 36 e às vezes ficará, a menos que eu diminua a velocidade para 20 no centro da cidade e às vezes, ao voltar para uma parada, ele subirá novamente. Queimei quase toda essa gasolina e melhorou, mas o acabamento curto me confunde. Além disso, o conector do lado da fiação B1S1 upstream o2 tem um fio exposto, mas a ferramenta de digitalização mostra a tensão para cima e para baixo entre 0,1 e 0,9

Alguma sugestão? Então a pergunta 1 é: as engrenagens da came não importam, um dos dentes pode estar voltado para cima? Q2 é: po171? Q3 é a pressão de reforço em marcha lenta com as coisas originais, o que deveria ser?

Obrigado por qualquer ajuda. Se eu tiver que criar um novo tópico, me avise.
 
#4 · (Edited)
Obrigado! Mais um excelente tutorial!

Pergunta: Na Parte 2; posso girar a cambota em qualquer direção (sentido horário ou anti-horário)? Ouvi dizer que girá-la na direção errada (anti-horário?) causará danos ao motor.

Obrigado novamente!
 
#6 ·
Obrigado! Outro excelente tutorial!

Pergunta: Na Parte 2; posso girar a cambota em qualquer direção (no sentido horário ou anti-horário)? Ouvi dizer que girá-la na direção errada (anti-horário?) causará danos ao motor.

Obrigado novamente!
Tenho quase certeza de que não causará danos, mas eu apenas a giraria da maneira normal. Acredito que o motor normalmente opera no sentido horário, então apenas faça isso.
 
#10 ·
Ótimo tutorial, meu único problema é qual é o alinhamento correto do anel excitador de escape? Com esta ferramenta, posso "sincronizá-lo" em duas posições diferentes. Não consigo encontrar nenhuma imagem do alinhamento correto.
Eu também notei isso, ele se encaixava em 2 posições. Eu, estupidamente, não tirei uma foto. No entanto, fiz a melhor suposição possível, e ele ligou e funcionou bem.
Talvez eu tenha tido sorte, tive uma chance de 50/50. Também não consegui encontrar nenhuma foto ou referência a isso. Boa sorte, é um mundo corajoso lá dentro.
 
#13 ·
Então eu tenho uma pergunta: faça isso. Recentemente troquei a junta do cabeçote no motor 1.4 Cruze. Coloquei tudo de volta e reajustei tudo, tudo pronto. Liguei, funcionou por cerca de dez minutos apenas para assentar tudo e verificar os fluidos, etc. Tudo estava bom, desliguei o carro e fui reiniciar o carro e agora ele não liga. Apenas gira e não funciona de fato. Alguém sabe o que pode causar isso?
 
#66 ·
Então, tenho uma pergunta sobre isso, recentemente troquei a junta do cabeçote no motor 1.4 Cruze. Coloquei tudo de volta e reajustei tudo, tudo pronto. Liguei, funcionou por cerca de dez minutos apenas para assentar tudo e verificar os fluidos, etc. Tudo estava bom, desliguei o carro e fui reiniciar o carro e agora não liga. Apenas gira e não funciona de verdade. Alguém sabe o que pode causar isso?
Você descobriu qual foi o problema? Estou com o mesmo problema agora e estou tentando descobrir. Obrigado
 
#15 ·
Então, ele ainda não vai funcionar, ele vai ligar quando tiver vontade. Eu tentei desconectar a bateria e conectá-la de volta, então ele não liga às vezes e às vezes ele tenta. Quando ele funciona, ele está funcionando muito bem. Eu sinto que é um problema de computador ou até mesmo uma coisa de dissuasão de roubo, eu só não tenho certeza do que está faltando.
 
#16 ·
Eu peguei uma ferramenta de travamento/alinhamento de came no ebay e ela faria contato com a cabeça. Certifique-se de comprar a que está linkada aqui, pois foi confirmado que funciona. Eu não pressurizei os cilindros, o pistão 1 e 4 manterão a válvula para você, ela pode cair meia polegada, se tanto. Para 2 e 3, eu apenas enfiei cerca de 3 metros de corda no cilindro e isso manteve as válvulas no lugar. Você absolutamente precisa da ferramenta Kent Moore para fazer a troca da mola, nenhuma outra ferramenta funcionará, a menos que você faça a sua própria.
 
#19 ·
Tentei ajustar o tempo sem as ferramentas especiais, e acredito que errei um dente na árvore de cames de escape. A minha questão é: como posso ajustá-la em um dente sem as ferramentas? Não vou comprá-las, não tenho tempo para esperar que cheguem de qualquer maneira. Tenho um soldador, então se for realmente absolutamente 100% impossível sem elas, não sou contra fazê-las eu mesmo.

Funciona, mas mal.
 
#20 ·
Eu tentei ajustar o tempo sem as ferramentas especiais, e acredito que errei o came de escape em um dente, minha pergunta é como posso ajustá-lo em um dente sem as ferramentas? Não vou comprá-las, não tenho tempo para esperar que cheguem de qualquer maneira. Tenho um soldador, então se for realmente 100% impossível sem elas, não sou contra fazê-las eu mesmo.

Funciona, só que mal
O posicionamento da engrenagem não é importante, o alinhamento do phaser é a chave. Não tenho certeza de como você quer fazer um suporte se não tiver a localização correta do phaser para começar... a ferramenta de $30 irá alinhá-los/sincronizá-los/posicioná-los corretamente para que você possa apertar tudo.
 
#24 ·
Is there any chance you could measure the important points that it touches on the cam phasers ?
Claro... Vou fazer um modelo em papel e medir isso para você. Posso postar as informações hoje à noite. Mas honestamente, quando eu fizer isso, você conseguir as medidas e fizer a coisa, a Amazon estaria a um dia de entregar o produto real...lol. Mas vou te ajudar e postar as medidas.
 
#26 ·
Muito obrigado!! Cabe em um pedaço de papel, talvez você pudesse apenas traçá-lo para fazer o modelo e, em seguida, digitalizá-lo se tiver um scanner? Então eu poderia simplesmente imprimi-lo e a fabricação é muito simples a partir daí
Contanto que você o imprima em tamanho real, funcionará... Eu simplesmente não gostaria que você dependesse apenas disso para fazer o seu... Vou incluir algumas medidas para você como ponto de referência
 
#29 ·
Envie-me uma mensagem privada com o seu e-mail e posso enviar-lhe a imagem e o pdf diretamente. Se imprimir a imagem carregada aqui, certifique-se de que a linha de 1" tem realmente 1" quando a imprimir... essa é a sua verificação de escala. A placa de suporte da câmara deve ter cerca de 1/4" de espessura... uma chave inglesa ou uma barra chata espessa deve funcionar bem.